Redes Sociais e Comunidades Virtuais

Faz parte da natureza humana comunicar-se e buscar manter relações com individuos que compartilham interesses em comum. Sempre foi assim. A Internet possibilitou uma expansão ilimitada dessas trocas sociais com os sites de redes sociais virtuais. Segundo Recuero (2009)

“A Internet é responsável por ampliar em larga escala as possibilidades de conexões e de difusão de informações das redes, ressaltando que as redes sociais virtuais são a teia de conexões que espalham informações, dão voz às pessoas, constroem valores diferentes e dão acesso a esse tipo de valor (capital social)”

Dentro das redes sociais virtuais estão as comunidades virtuais, que são conforme Primo(1997) espaços criados no ciberespaço – lugar criado pelo ambiente virtual – a partir de um contato repetido entre os indivíduos em um local simbólico delimitado por um tópico de interesse comum.

Sobre essa questão de comunidades virtuais, foi feita uma pesquisa bem interessante sobre a comunidade “Biblioteconomia” no site de relacionamentos Orkut. É interessante por ser feita no site mais acessado pelos brasileiros, mais até do que o próprio buscador Google, e por seus resultados obtidos.

Cruz(2010), autor do estudo, defende que perante a referida e comprovada  popularização do Orkut no país, parece haver certa visão preconceituosa de que essa rede esteja sendo utilizada somente para circulação de banalidades e discussões irrelevantes. O resultado de sua pesquisa mostra que embora existam informações banais que não acrescentam nada, também são feitas trocas de informações relevantes sobre vagas de emprego, concursos, congressos, softwares para automação de bibliotecas, dúvidas sobre determinados procedimentos de gestão da biblioteca, discussões sobre o perfil do bibliotecário entre muitas outras coisas.

Contudo, ainda que a comunidade “Biblioteconomia” tenha mais de cinco mil membros, não é uma comunidade muito ativa, várias dúvidas acabam ficando sem retorno e muitos debates terminam antes mesmo de começar. Cruz observa que

“Poderia haver mais solidariedade entre os membros da rede social virtual analisada, no sentido de postar mais respostas às dúvidas profissionais dos outros participantes, promovendo benefício mútuo a todos, visto que discussões relevantes como melhores condições de acesso às estantes, perfil dos bibliotecários, ajuda na busca de software, adequação da biblioteca às novas mídias, dentre outras, ficam sem respostas e/ou debate”

Sendo os sites de redes sociais a ferramenta online mais acessada pelos internautas de todo o mundo na qual gastam cerca de 10% do seu tempo online, tendo o número de adeptos cada vez maior (KEBEDE, 2009), não dá para cometer o erro de desperdiçar o uso desse espaço. O mesmo que acontece com a comunidade “biblioteconomia” pode acontecer em outras redes sociais virtuais, nas quais os membros estão registrados, mas não se sentem motivados a participar efetivamente. É preciso criar meios para manter os membros interessados e ativos. Também é valido lembrar que com a quantidade significativa de sites de redes sociais, é preciso que haja ligação entre todos para que usuários de diferentes redes possam trocar informações resultando dessa forma em uma “teia” na qual os participantes têm contato com o maior numero possível de pessoas que dividem os mesmos interesses, enriquecendo cada vez mais essas trocas de informação.

RECUERO, R. C. Comunidades virtuais: uma abordagem teórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, 5, 2001. Disponível em:< http://bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-comunidades-virtuais.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2010.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. A emergência das comunidades virtuais. In: Intercom 1997 – XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1997, Santos. Anais…  Santos, 1997. Disponível em:< http://www.sitedaescola.com/downloads/portal_aluno/Maio/A%20emerg%EAncia%20das%20comunidades%20virtuais.pdf >. Acesso em: 28 nov. 2010.

KEBEDE, R. Redes Sociais superam o e-mail. Reuters. 13 de mar. de 2009. Disponivel em: < http://www.hsm.com.br/editorias/redes-sociais-superam-o-e-mail>. Acesso em: 28 nov. 2010.

CRUZ, R. C. “Biblioteconomia” no Orkut: estudo exploratório de uma comunidade virtual formada por bibliotecários. Ravista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 164-179, jan-jun. 2010.

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